Educação

Educação corporativa como forma de criar melhores colaboradores

Educação corporativa como forma de criar melhores colaboradores

Recentemente, em entrevista para o portal Terra, comentei sobre educação corporativa e como ela auxilia na preparação de colaboradores de uma empresa. O resultado é que, através da educação corporativa dos funcionários, as empresas são beneficiadas, fomentando o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores. Acompanhe a seguir a matéria na íntegra e saiba mais sobre o assunto.

Educação corporativa auxilia na preparação de colaboradores

Empresas ampliam investimentos e orçamentos destinados ao treinamento das equipes, fomentando o desenvolvimento profissional

Mauricio Ferro, advogado renomado e empresário diz que “O EAD corporativo é um dos métodos disponíveis para fazer essa ponte entre o colaborador e o conhecimento”

A educação corporativa é o conjunto de atividades e programas desenvolvidos pelas empresas para capacitar e desenvolver seus funcionários. Pode incluir treinamento técnico, desenvolvimento de habilidades gerenciais, programas de liderança e muito mais. O objetivo é melhorar o desempenho dos funcionários e, consequentemente, o desempenho da empresa. Durante a pandemia de Covid-19, com o estabelecimento de medidas de isolamento social, muitas empresas implementaram o home office, e com isso a educação corporativa à distância se tornou uma opção para as empresas manterem seus planos de desenvolvimento.

Segundo Maurício Ferro, o setor de treinamento e desenvolvimento (T&D) é responsável por garantir que os funcionários desenvolvam habilidades e conhecimentos necessários para desempenhar suas funções e contribuir para a estratégia e metas da empresa.Isso inclui treinamentos de habilidades técnicas, treinamentos de liderança, treinamento de desenvolvimento de carreira entre outros.

Uma pesquisa realizada pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), entre 2020 e 2021, com a participação de 522 empresas respondentes em todo o Brasil, apresentou o panorama completo do setor de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) no país. Na pesquisa, foi destacado que 56% das empresas participantes tinham como parte do seu planejamento para o futuro a ampliação da oferta de aprendizagem on-line.

“Os colaboradores não precisam se deslocar até a empresa ou qualquer outro local reservado para poderem realizar os treinamentos, eles podem ter o seu aprendizado de onde estiver e em qualquer horário”, explica Ferro.

O mesmo levantamento demonstra que, no primeiro ano de pandemia (2020), houve um aumento nos treinamentos por meio do EaD (ensino à distância), representando 44% das horas de capacitação nas empresas brasileiras. Já em 2021, esse crescimento continuou acelerado, ficando em 69%. 

Mauricio Ferro, advogado e sócio da 2Be.Live, empresa especializada em EaD, comenta que a visibilidade que o mercado de educação à distância teve durante a pandemia apresentou às empresas as possibilidades que esse método de ensino proporciona. “Os colaboradores não precisam se deslocar até a empresa ou qualquer outro local reservado para poderem realizar os treinamentos, eles podem ter o seu aprendizado de onde estiver e em qualquer horário”, explica.

A busca pelo ensino à distância já era uma realidade no Brasil muito antes da pandemia. Com efeito, o EaD vem sendo uma opção mais viável e flexível para aqueles que buscam uma carreira ou aperfeiçoamento profissional. Segundo dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o número de matrículas de graduação em EAD mais que dobrou desde 2011 – na ocasião, o índice era de 14,7% de inscrições, ao passo que, em 2021, esse percentual foi para 41,4% dos alunos do ensino superior no país.

Esses dados evidenciam o potencial da educação à distância. Na pesquisa da ABTD, os indicadores ressaltam o amadurecimento da área de T&D dentro das organizações devido ao aumento de empresas que destinam parte do orçamento anual para o desenvolvimento dos colaboradores. O relatório mostra que 100% das empresas com mais de 5 mil funcionários possuem orçamento anual definido para o treinamento e desenvolvimento.

Para Ferro, o ensino à distância (EAD) vem ganhando espaço nos últimos anos como uma opção de ensino flexível e acessível, e já era amplamente utilizado em universidades e instituições de ensino técnico no Brasil. O EAD também foi usado para treinamento e desenvolvimento de funcionários em empresas. A popularidade do ensino à distância aumentou ainda mais com a pandemia de COVID-19, com muitas escolas e universidades fechando as portas e muitas pessoas procurando por opções de ensino on-line. Isso levou a um aumento na busca por cursos e programas de ensino à distância, tanto para educação formal quanto para treinamento e desenvolvimento de funcionários.

Ferro conclui que as organizações compreendem e  estão alinhadas quanto à importância de manter as equipes atualizadas e preparadas para diferentes cenários. “É essencial a empresa dispor aos seus colaboradores um plano de desenvolvimento de carreira, em diversos segmentos, com cursos de qualificação profissional, pois dessa forma a organização estará investindo em capital intelectual”, finaliza.

About Author

Maurício Ferro

O que o futebol, vinhos, direito, política e economia têm em comum? Muito mais do que você imagina. E ao contrário do que prega o ditado popular, podem e devem ser debatidos e analisados sim. Sejam bem-vindos ao site de Maurício Ferro, um canal para se criar e trocar pensamentos e opiniões. Maurício Ferro é advogado, formado pela PUC do Rio de Janeiro, com mestrado e especializações realizadas em universidades como a London School e University of London. Cursou OPM na Harvard Business School. Autor de trabalhos publicados nas áreas comercial e de mercado de capitais, e com atuação no Conselho de Administração de grandes empresas, fundamentou sua carreira jurídica e executiva com foco do Direito Empresarial. Mas sua paixão vai além do mundo corporativo. Flamenguista apaixonado, Mauricio conhece os meandros do mundo profissional do futebol e de outros esportes. É sócio em empresas inovadoras como a 2Blive, uma startup global focada em soluções tecnológicas para suprir a carência no ensino, especialmente em áreas de grande necessidade como a África. Investe ainda na empresa Flow Kana, sediada na California, e voltada para a produção científica da Canabis para diversos fins, como medicinal, produção de roupas ou uso recreativo. A todos esses ingredientes, adicione ainda um profundo conhecimento sobre vinhos e os caminhos deliciosos da enologia. Essa é a receita do que vocês encontrarão por aqui.