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Investir em vinho da Borgonha dá mais retorno que a Bolsa de Valores

Investir em vinho da Borgonha dá mais retorno que a Bolsa de Valores

Os colecionadores de vinho gostam de proclamar que “todos os caminhos levam à Borgonha”, mas se esquecem de que no inicio do seus hobbies nem sempre se tomavam os melhores tintos da região. Na América do Norte e na Austrália, o caminho de entrada no mundo do vinho são os vinhos pesados e alcoólicos que têm gosto de ameixa ou amora.  Carregam a marca de baunilha ou mocha de barris de carvalho e devem ser bebidos dentro de alguns anos após o engarrafamento.

À medida que se  ganha experiência, naturalmente começa-se a procurar opções francesas de menor octanagem, como  Cabernet Sauvignon de Bordeaux, em vez de Napa Valley norte americano; Rhône Syrah em vez de Barossa Shiraz da Australia. Mas, quando se valoriza a complexidade e a delicadeza sobre o potência, seu destino o leva a Borgonha.

O conhecimento enciclopédico do vinho na Borgonha é mais valorizado no mundo do vinho. A região francesa é dividida em centenas de vinhedos. Por sua vez, uma miríade de produtores possui linhas específicas dentro de cada vinhedo, a partir das quais todos eles fazem vinhos únicos. Isso leva a produção anual de no máximo poucas milhares de garrafas de vinho.

Além disso, o tinto da Borgonha consiste na uva de Pinot Noir, uma uva com um padrão de envelhecimento enlouquecedor. Após alguns anos de armazenamento, esta uva tende a “desligar” e perder o sabor e floresce depois de algumas décadas. Mas, por vezes, nunca “acorda” do sono, o que torna o desafio desta uva ainda maior.

A ascensão de Borgonha começou por uma decisão na China

No passado, a complexidade e a pequena produção da Borgonha a relegaram a um nicho de mercado. Bordeaux, que produz menos vinhos diferentes em lotes maiores, tornou-se popular na Ásia e os preços decolaram. Mas, em 2012, quando o governo da China proibiu presentes luxuosos a bolha do vinho estourou e as vendas para a Asia diminuíram drasticamente.

Assim, à medida que a preferência do Bordeaux diminuiu na Ásia e no Ocidente, ganhou importância dominar o tinto da Borgonha. Porém, a vasta gama de vinhos desta região, com raridades tão escassas quanto 300 garrafas por ano, tornam os dados de preço difíceis de encontrar. Entre as centenas de belos tintos da Borgonha, o mercado global do Liv-ex, por exemplo, inclui apenas 11 em seu índice regional de preços. Ou seja, uma combinação de pouca produção, vasta variedade e pouco conhecimento leva a uma escalada constante dos preços dos vinhos da Borgonha.

Em termos financeiros, a valorização dos tintos da Borgonha para os produtores cresceu aceleradamente nos últimos 20 anos. Entre 2003 e 2018, os tintos da Borgonha retornaram em média 497%, contra 279% do S&P 500 (bolsa de valores americana) e 214% do tinto de Bordeaux e do Champagne. É claro que estas comparações são sempre passiveis de crítica, mas o que se deseja mostrar é a evolução do retorno financeiro do investimento nos vinhos tintos da Borgonha. O índice do Borgonha também tem sido menos volátil do que as ações, embora isso possa ser um defeito da metodologia do seu cálculo.

É difícil entender como a Borgonha pode manter tal apreciação. Muitas pessoas podem comprar uma garrafa de US$ 300. Mas a US$ 3.000, o mercado depende dos caprichos dos mais abonados. Mesmo que os preços das ações da bolsa tendam a subir, será difícil bater o retorno financeiro dos produtores de tinto na Borgonha. Como exemplo, os conglomerados de luxo Kering e LVMH, cujos proprietários compraram vinhedos da Borgonha, tiveram retorno do investimento de 958%, entre 2003 e 2018, em contrapartida a 2% de rendimento com os dividendos pagos pelos conglomerados nos últimos anos. Dito isso, podemos concluir que a melhor maneira de ganhar dinheiro na Borgonha é provavelmente fazer vinho, não o comprar.

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Maurício Ferro

O que o futebol, vinhos, direito, política e economia têm em comum? Muito mais do que você imagina. E ao contrário do que prega o ditado popular, podem e devem ser debatidos e analisados sim. Sejam bem-vindos ao site de Maurício Ferro, um canal para se criar e trocar pensamentos e opiniões. Maurício Ferro é advogado, formado pela PUC do Rio de Janeiro, com mestrado e especializações realizadas em universidades como a London School e University of London. Cursou OPM na Harvard Business School. Autor de trabalhos publicados nas áreas comercial e de mercado de capitais, e com atuação no Conselho de Administração de grandes empresas, fundamentou sua carreira jurídica e executiva com foco do Direito Empresarial. Mas sua paixão vai além do mundo corporativo. Flamenguista apaixonado, Mauricio conhece os meandros do mundo profissional do futebol e de outros esportes. É sócio em empresas inovadoras como a 2Blive, uma startup global focada em soluções tecnológicas para suprir a carência no ensino, especialmente em áreas de grande necessidade como a África. Investe ainda na empresa Flow Kana, sediada na California, e voltada para a produção científica da Canabis para diversos fins, como medicinal, produção de roupas ou uso recreativo. A todos esses ingredientes, adicione ainda um profundo conhecimento sobre vinhos e os caminhos deliciosos da enologia. Essa é a receita do que vocês encontrarão por aqui.

1 Comment

  • Ótimo artigo. Parabéns

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